Pesquisa no blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Roraima sedia projeto piloto Sala do Professor


Foto:  Ozieli Ferreira
Apenas os estados de Roraima, Rio Grande do Norte e o Distrito foram selecionados para receber as oficinas
OZIELI FERREIRA
Equipe FolhaWeb


Roraima foi um dos estados a ser escolhidos para sediar o projeto piloto Sala do Professor, que mostra como os recursos tecnológicos e audiovisuais podem ser utilizados em sala de aula. A capacitação dos professores é oferecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), por meio do Programa TV Escola.

Conforme a coordenadora estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Soraya Gomes, no Brasil, apenas Roraima, Rio Grande do Norte (RN) e Distrito Federal (DF) foram selecionados para a realização das oficinas neste ano.

Ao todo, 60 professores de 23 escolas do Ensino Médio da rede pública estadual participam de oficinas de capacitação, que serão realizadas de 23 a 25, na escola Estadual Gonçalves Dias, das 08h às 12 horas e das 14h às 18 horas.

 “Roraima foi escolhido por apresentar um grande número de professores que usam recursos audiovisuais em sala de aula. O nosso material produzido será disponibilizado na TV Escola”, disse a coordenadora do Proinfo.

A oficina será ministrada por uma equipe de 12 profissionais que fazem parte da TV Escola e MEC. “Vamos expandir a oficina para os demais estados no próximo ano”, disse o representante do MEC, Luiz Henrique Vieira.

O projeto tem a intenção de realizar a formação continuada de professores para utilização de recursos audiovisuais dentro da sala de aula, por meio do material disponível no Programa TV Escola.

A ideia é que os professores criem uma proposta de aula diferenciada para repassar os conteúdos do currículo do Ensino Médio, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo para os estudantes, como, por exemplo, a utilização de animações, tabelas, mapas e infográficos.

Parceria
Em Roraima, as oficinas acontecem por meio do MEC em parceria com a Secretaria de Educação e Desportos (Seed), Universidade Virtual de Roraima (Univirr), Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo).

Programação
As oficinas serão realizadas das 8h às 18 horas, com intervalo das 12h às 14 horas para o almoço. Na quarta-feira (23), serão apresentados os objetivos da oficina, haverá formação das equipes, exibição de documentário, trabalhos disciplinares, atividades em duplas, elaboração de propostas de aulas.

Na quinta-feira (24), haverá simulação de gravação do programa Sala de Professor, com exposição das propostas elaboradas pelos professores, exibição de documentários, discussões em grupo, aplicação, execução e divulgação das oficinas, apresentação da metodologia aplicada na exibição do programa, elaboração individual de propostas de aulas.

Na sexta-feira (25), último dia de oficina, serão realizados trabalhos interdisciplinares, reelaboração das propostas e realinhamento das ideias, planejamento do projeto e produção dos alunos, simulação de gravação do programa com as propostas elaboradas.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=160333#.UmdGPyUe8jU.facebook