Pesquisa no blog

Cursos - Formação Continuada

A proposta de formação continuada do Proinfo Integrado
contém quatro cursos que juntos formam 280 horas:
Curso de Introdução à Educação Digital = 60 horas;
Curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC = 100 horas;
Curso de Elaboração de Projetos = 60 horas 

 REDE DE APRENDIZAGEM = 60 horas



CURSOS OFERTADOS PELO NÚCLEO DE TECNOLOGIA – NTE
TIC. – 100h: Oferecer subsídios teórico-metodológicos para que os professores possam:
- Compreender o potencial pedagógico das TIC no processo ensino-aprendizagem;
- Planejar estratégias de ensino-aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade;
- Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações focadas na aprendizagem dos alunos e que resultem em uma melhoria de seu desempenho.
EP. – 60h: O curso Elaboração de Projetos tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas públicas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias existentes na escola.
RA. – 60h: Tem o objetivo principal de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.
Objetivos gerais:
- Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada;
- Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
- Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.
IED. – 60h: O objetivo é contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, professores e gestores, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
·         Os cursos são destinados aos: Professores, Gestores Pedagógicos, Coordenador Pedagógico, Administradores Educacionais - profissionais do magistério (nível superior).
·         A Certificação Final do curso será emitida diretamente pelo ambiente virtual e-Proinfo.
·         Os cursos são gratuitos.
·         Os cursos são semipresenciais.
·         Os cursos são destinados a todos os municípios no Estado de Roraima.