Pesquisa no blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CAPACITAÇÃO PELO PROJETO SALA DE PROFESSOR VAI ATÉ SEXTA-FEIRA

Fábio Cavalcante/ Secom


Desde esta quarta-feira (23), sessenta professores da rede estadual de ensino passam por capacitações referentes ao projeto Sala de Professor, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que objetiva a atualização de docentes no que se diz respeito ao uso de novas tecnologias e suas aplicações no âmbito das aulas. As oficinas acontecem até sexta-feira (25), nos turnos da manhã e da tarde, na escola Gonçalves Dias.

O projeto é desenvolvido em caráter experimental nos estados de Roraima e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal, em parceria com a TV Escola. Nele consiste a capacitação de professores da rede pública de ensino em como utilizar as ferramentas audiovisuais existentes, como vídeo-documentários que tenham relação com as disciplinas lecionadas em sala de aula.

“Nós temos algumas experiências exitosas nestes três lugares, no que se diz respeito ao uso das novas tecnologias aplicadas à educação. Por isso, optamos por começar este projeto piloto nessas três localidades”, afirmou Luis Henrique Vieira, técnico em Assuntos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Em Roraima, doze técnicos do MEC e da TV Escola ministram as oficinas, bem como registram as aulas para serem veiculadas posteriormente a todo o país por meio da rede pública de televisão. Segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), professora Soraya Magalhães, esta é uma grande oportunidade para que os alunos tenham uma aula mais dinâmica e atrativa.

“Cada professor participante tem o compromisso de chegar à sala de aula, de replicar o que aprenderam aqui e serem multiplicadores das oficinas. É uma ação que vai tornar as aulas mais dinâmicas, quebrando os métodos tradicionais no uso dos recursos audiovisuais. Com isso, os alunos vão prestar mais atenção, as aulas se tornarão mais atrativas”.

As oficinas serão realizadas das 8h às 18 horas, com intervalo das 12h às 14 horas para o almoço. Na quarta-feira (23), serão apresentados os objetivos da oficina, haverá formação das equipes, exibição de documentário, trabalhos disciplinares, atividades em duplas, elaboração de propostas de aulas.

A programação das capacitações incluem exposições das propostas elaboradas pelos professores, exibição de documentários, discussões em grupo, aplicação, execução e divulgação das oficinas, apresentação da metodologia aplicada na exibição do programa, elaboração individual de propostas de aulas.

“Este projeto veio em bom momento. A TV Escola é uma ferramenta muito importante. Creio que com este novo momento, nós professores poderemos interagir melhor com nossos alunos, vamos poder estimular novamente a utilização da TV Escola nas salsa de aula”, disse a professora Nelcirene Souza da Silva, Carlos Drummond de Andrade.

O projeto Sala de Professor em Roraima conta com parcerias, como Secretaria de Educação e Desportos (SEED), Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR), Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO).

As oficinas serão realizadas das 8h às 18 horas, com intervalo das 12h às 14 horas para o almoço. Na quarta-feira (23), serão apresentados os objetivos da oficina, haverá formação das equipes, exibição de documentário, trabalhos disciplinares, atividades em duplas, elaboração de propostas de aulas.

Na quinta-feira (24), haverá simulação de gravação do programa Sala de Professor, com exposição das propostas elaboradas pelos professores, exibição de documentários, discussões em grupo, aplicação, execução e divulgação das oficinas, apresentação da metodologia aplicada na exibição do programa, elaboração individual de propostas de aulas.

Na sexta-feira (25), último dia de oficina, serão realizados trabalhos interdisciplinares, reelaboração das propostas e realinhamento das ideias, planejamento do projeto e produção dos alunos, simulação de gravação do programa com as propostas elaboradas. O encerramento, previsto para as 17 horas vai contar com o preenchimento e discussão do formulário de avaliação da oficina, exibição e discussão de alguns resultados da avaliação das oficinas e distribuição de DVDs de apoio para os professores.

Fonte: http://www.rr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12494&catid=194&Itemid=157