Proinfo trabalha a inclusão digital nas escolas
O Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) foi lançado em 1997 pelo Ministério da Educação. Em Roraima o primeiro Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE foi criado em 2008, antes era o Centro Pedagógico de Informática Educativa - CPIE quem realizava as ações de informática da Secretaria de Educação do Estado. Os recursos tecnológicos se constituem numa importante ferramenta auxiliar para que professores e alunos possam interagir e melhorar a prática educativa. Com a possibilidade da Internet é também um recurso de educação a distância de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação do público atendido.
Cerca de 100 mil professores da rede pública serão capacitados, ainda este ano, para utilizar novas tecnologias em sala de aula, incluindo computadores e internet. Este é um dos objetivos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), parte do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, o programa integra um conjunto de ações voltadas para a dinamização da sala de aula. “Para garantir essa melhoria, é necessário ir além da distribuição de laboratórios de informática, ao oferecer cursos aos professores e também conteúdo pedagógico adequado”, explica. Pelas previsões 240 mil professores serão formados até 2010. “Ao final deste ano, já teremos em média cinco professores preparados para inserir ferramentas inovadoras em cada escola beneficiada pelo ProInfo Integrado”, disse Bielschowsky (fonte: Portal do MEC).
Em Roraima, o Proinfo já atendeu mais de 100 escolas com laboratórios de informática doados pelo MEC/SEED, tanto na capital como no interior. A meta é ate 2010 equipar todas as escolas públicas com um laboratório de informática com conexão em banda larga através das telefônicas e das antenas do GESAC.
Ainda este semestre, escolas irão receber do Proinfo mais laboratórios de informática. Cada escola vai receber 10 computadores e uma impressora para montar seus laboratórios.
Desde que foi implantado em Roraima o ProInfo já beneficiou com cursos e capacitações nos NTE e diretamente nas escolas mais de 3.500 professores e mais de 30 mil alunos direta e indiretamente em todo Estado. “A melhor forma de inclusão digital, como forma de combater o analfabetismo digital dos professores e alunos é a capacitando os professores das escolas para que eles então possam desenvolver projetos ou atividades educativas com seus alunos, assim, através do desenvolvimento de projetos pedagógicos os professores levam seus alunos ao laboratório de informática e ao mesmo tempo em que aprendem as disciplinas curriculares eles vão se familiarizando com as tecnologias, os alunos não têm medo da máquina, então naturalmente eles aprendem os comandos básicos da máquina e com tempo passam a dominá-la tranquilamente”, diz o Profº. Samuel Castro, Coordenador do ProInfo em Roraima.
Com o Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, no âmbito do Ministério da Educação, promovera o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. Para isso, em 2008, o ProInfo Integrado lança em parceria com os Estados e Municípios que aderiram ao programa, os cursos Introdução a Educação Digital 40h e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs 100h. Promover ações de formação continuada que contribuam para:
- A inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;
- Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
O primeiro curso a ser realizado é Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux (Linux Educacional) e recursos básicos da Internet. O tempo de realização deste curso é flexível, podendo os NTEs planejar, conforme a disponibilidade dos professores e dos laboratórios nas escolas, mais de um encontro semanal. Sendo assim, o tempo do curso pode ser reduzido.
Para o Proinfo, tecnologia na educação significa a inserção das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), integrando o computador, Internet e mídias ativas no processo de ensino aprendizagem, para apoiar o desenvolvimento de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação.
Para o Coordenador Estadual do Proinfo, Profº. Samuel Castro, o Governo Federal tem investido pesado para levar os programas na área de tecnologia aplicados à educação as escolas, e assim diminuir a exclusão digital de alunos e professores aos recursos tecnológicos. Cursos de especialização para professores multiplicadores dos NTEs e NTMs, formação de técnico de suporte, além de formação de alunos monitores. “Todo este investimento tem como meta principal à inclusão digital de alunos e também dos professores nessa sociedade marcada pelos avanços das NTICs. Esta é uma meta que se alcança dia a dia”, afirmou.
O Proinfo também apóia as escolas a desenvolverem projetos comunitários, facilitando o acesso aos laboratórios de informática para pais de alunos e outros membros da comunidade em torno da escola que, dessa forma, constitui-se em espaço de inclusão digital.